Notícias

Dr. Nader Suleiman, cirurgião oncológico e mastologista da Acreditar Tocantins, é um dos pioneiros no Estado

22/01/2019

Imagem notícia

Médico foi um dos responsáveis por iniciar o tratamento contra o câncer em Araguaína, o primeiro do Tocantins

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1991), o médico, cirurgião oncológico e mastologista, Dr. Nader Nazir Suleiman, trabalha há 28 anos na área oncológica.

O goiano veio para o Tocantins com a família ainda na década de 70. Prestou vestibular para Medicina, em São Luís, no Maranhão, onde concluiu o curso e logo seguiu para São Paulo.

Mas foi no Rio de Janeiro que fez sua primeira Residência em Cirurgia Geral, no Hospital da Lagoa. Logo depois concluiu mais uma Residência em Cirurgia Oncológica no INCA.

“A Medicina surgiu na minha vida quando eu ainda era adolescente, era isso que eu sempre quis. Após a formação e residências, em 2001 concluí meu Mestrado em Cirurgia Geral e daí só faltava atuar na área”, conta Dr. Nader.

Retorno ao Tocantins

A vontade de ficar perto da família fez com que o médico procurasse uma cidade no Tocantins para trabalhar. Na época, surgiu a primeira faculdade de Medicina em Araguaína, em 2001, e o médico retornou para atuar no âmbito acadêmico.

Na época a região ainda não tinha estrutura na área da saúde, principalmente de cuidados contra o câncer. As cirurgias oncológicas, radioterapia e quimioterapia, por exemplo, só eram feitas em Belém (PA), Goiânia (GO), São Luiz (MA) ou Teresina (PI).

“Tudo era muito longe, então percebemos que dava para fazer um bom trabalho aqui na região, principalmente na área da Oncologia. Nós tínhamos uma vontade da sociedade, que precisava de um atendimento, e o interesse da classe política de que o serviço fosse implantado aqui. Então só faltava o grupo de profissionais. Foi aí que montamos um grupo”, relembra Dr. Nader.

O primeiro serviço de Oncologia ofertado no Tocantins foi em Araguaína, no norte do Estado, na área cirúrgica. Logo depois veio a Oncologia Clínica e, tempos depois, a Radioterapia.

Clínica Acreditar Tocantins

Em 2014 veio a parceria com a Clínica Acreditar, uma continuação da Oncoclínica, feita com os profissionais pioneiros que deram início ao atendimento oncológico na rede privada na região. Com a parceria, novos profissionais foram chegando.

“Nós percebemos que o mercado queria mais, uma melhor estrutura e uma melhoria nos atendimentos. Então a Acreditar nos proporcionou isso. Melhoria, conforto além da chegada de novos médicos, e com eles novos métodos para contribuirmos para o atendimento ao paciente”, finaliza o médico.

Grupo Oncologia D'Or

Acreditar
CEHON
Central Clinic
Fujiday
Instituto de Oncologia do Vale
NeoH
Onco Brasília
Oncologia D'or

Desenvolvido por Casa da Criação