Dicas

#SegundaSaudável: Arroz com Alho Poró e Açafrão

Imagem notícia

Saudável e nutritiva, essa receita une o poder nutritivo do arroz, com suas vitaminas e minerais, e o açafrão, que tem propriedades antiinflamatórias.

Ingredientes: 

2 xícaras (chá) de arroz

4 xícaras (chá) de água

1 alho-poró

2 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

1 colher (chá) de sal

1 colher de café de açafrão

 Preparo:

. Lave e seque o alho-poró. Descasque a raiz e fatie o talo em rodelas médicas de cerca de 0,5cm. Você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro. Numa chaleira, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.

. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite, junte o alho-poró e refogue por por cerca de 3 minutos até murchar. Tempere com sal, junte o louro e acrescente o arroz e o açafrão. Mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.

. Meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue sobre o arroz. Misture bem e deixe cozinhar a fogo médio sem mexer. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela.

. Desligue o forno e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo, transfira para um tigela e sirva a seguir.

*receita indicada pela Nutricionista Lucia Sampaio, da Oncologia D’Or (RJ)

Grupo Oncologia D'Or

Acreditar
CEHON
Central Clinic
Fujiday
Instituto de Oncologia do Vale
NeoH
Onco Brasília
Oncologia D'or

Desenvolvido por Casa da Criação