Dicas

#SegundaSaudável: Troque o sal pelos temperos

Imagem notícia

Que tal começar a usar temperos para dar mais sabor aos alimentos? Usar ervas e outras especiarias é uma ótima alternativa para amenizar os efeitos do tratamento de câncer, como enjoos e perda de apetite e substituir o sal.

Veja quantas opções de temperos podem incrementar sua refeição:

Alecrim

De aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor todo especial às aves, aos molhos de tomate caseiros e às sopas de tomate. Além disso, cai bem com carnes, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.

Cebolinha verde

É um clássico. Muito usada em omeletes, molho vinagrete e molhos. Fica ótima também em cremes de ricota caseiros, sopas e saladas.

Coentro

O mundo divide-se em quem ama e quem odeia coentro, especialmente in natura, com suas folhas verdes que exalam seu aroma à distância. Pode ser usado também em grãos ou moído. Se você optar por usar a semente inteira, capriche: vai bem no preparo de várias receitas salgadas e tabém doces e até no café (que não deve ser bebido muito quente!). Moído, o coentro é usado no tempero de carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes.

Dill

Taí o ingrediente indispensável no preparo de molhos, salada de batatas, marinados, carnes, sopas, pães, massas, queijos e compotas caseiras.

Erva Doce

Suave, dá o toque especial em biscoitos integrais, bolos integrais, broas de milho, bolachas e pães. Também cai como uma luva em pratos salgados como queijos, molhos para saladas e frutas em calda.

Estragão

De sabor marcante, parecido com o anis, é a pitada que realça vinagres 9de prefêrencia de maçã), molho tártaro e de mostarda. Também fica ótimo em saladas verdes, frangos e carnes.

Manjericão

Quer coisa melhor do que tomate fresco com manjericão? Se tiver mozzarela de búfala para acompanhar e fazer uma salada caprese, então… Seu sabor perfumado e agradável é ideal para receitas com tomate. Na pizza caseira, tem um quê de divino. É também o principal ingrediente do molho ao pesto, que vai bem com massas integrais.

Manjerona

Classuda, refinada, com sabor semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, e saladas! Ideal para pratos de cozimento rápido.

Orégano

Indispensável para pizzas caseiras. Soberbo em molhos à base de tomate fresco. Ainda vale salpicá-lo em ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes e aves.

Salsa

No ritmo da salsa, você vai dando suingue aos canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga orgânica ou ghee temperada, grelhados e recheios.

 

#SegundaSaudável

Grupo Oncologia D'Or

Acreditar
CEHON
Central Clinic
Fujiday
Instituto de Oncologia do Vale
NeoH
Onco Brasília
Oncologia D'or

Desenvolvido por Casa da Criação