Dicas

Sarampo: paciente com câncer deve se vacinar?

Imagem notícia

O país assiste à volta do sarampo, doença que esteve controlada por muitos anos. Já há casos de doentes em vários estados, de norte a sudeste do Brasil. A vacinação é feita no SUS em crianças de 12 meses a adultos de 49 anos com a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Na infância, a vacina é aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade. Para quem não tomou na infância, a vacinação é feita em duas doses em qualquer idade até 29 anos e em uma dose para pessoas entre 30 a 49 anos.  Mas e o paciente com câncer?

A pessoa em tratamento oncológico deve procurar a orientação do seu médico sobre se vacinar ou não. A vacina do sarampo é do tipo atenuada, feita com partes do vírus da doença, por isso não é indicada para pacientes que passam por tratamentos que comprometem o sistema imune, como é o caso de muitas terapias contra o câncer.

“Essas vacinas envolvem o risco de desenvolvimento da doença em pacientes imunodeprimidos”, explica a médica Lisiana Szeneszi da Oncologia D’Or. “O paciente com câncer precisa conversar com o médico para saber se pode se vacinar, dependendo do tratamento que está fazendo. Pacientes tratados, por exemplo com bloqueadores hormonais podem, mas em quimioterapia não. É preciso buscar orientação médica.”

Quem deve se vacinar?

* Pessoas que já tenham contraído a doença anteriormente e/ou tenham mais de 50 não precisam se vacinar.

Pacientes oncológicos

Devem procurar seu médico para saber se devem ou não se vacinar.

Crianças:

A vacinação é feita no SUS aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade.

Pessoas de até 29 anos que não se vacinaram na infância nem contraíram a doença anteriormente

A vacinação é feita em duas doses no SUS

Pessoas de 30 a 49 anos que não se vacinaram na infância nem contraíram a doença anteriormente:

Dose única do SUS

Grupo Oncologia D'Or