#SegundaSaudável: Tapioca Integral

O que acha de substituirmos o pão por uma deliciosa tapioca? Aproveite essa ideia para diversificar o seu café da manhã e comer de forma mais saudável.

Ingredientes: 

1 colher de sopa cheia de tapioca

1 colher de sopa cheia de aveia

1 colher de sobremesa de chia

Preparo:

Misture os ingredientes e coloque na chapa com o recheio de sua preferência

*receita indicada pela Nutricionista Lucia Sampaio, da Oncologia D’Or (RJ)

#SegundaSaudável: Arroz com Alho Poró e Açafrão

Saudável e nutritiva, essa receita une o poder nutritivo do arroz, com suas vitaminas e minerais, e o açafrão, que tem propriedades antiinflamatórias.

Ingredientes: 

2 xícaras (chá) de arroz

4 xícaras (chá) de água

1 alho-poró

2 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

1 colher (chá) de sal

1 colher de café de açafrão

 Preparo:

. Lave e seque o alho-poró. Descasque a raiz e fatie o talo em rodelas médicas de cerca de 0,5cm. Você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro. Numa chaleira, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.

. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite, junte o alho-poró e refogue por por cerca de 3 minutos até murchar. Tempere com sal, junte o louro e acrescente o arroz e o açafrão. Mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.

. Meça 4 xícaras (chá) de água fervente e regue sobre o arroz. Misture bem e deixe cozinhar a fogo médio sem mexer. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela.

. Desligue o forno e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo, transfira para um tigela e sirva a seguir.

*receita indicada pela Nutricionista Lucia Sampaio, da Oncologia D’Or (RJ)

#SegundaSaudável: Suco antioxidante de mirtilo, maçã e abacaxi

Redutor das taxas de açúcar no sangue e rico em vitamina A e C, o mirtilo é uma boa pedida na combinação com a maçã e o abacaxi. Essa é a nossa dica para sua #SegundaSaudável

Ingredientes:

3 fatias de abacaxi doce em cubos (sem o miolo)

½ maçã

½ xícara (chá) de mirtilos congelados

200ml de  água

cubos de gelo a gosto

PREPARO

Descasque, descarte as sementes e corte a maçã em 2 partes. Transfira para o copo do liquidificador, junte o abacaxi, o mirtilo e a água. Se desejar, acrescente cubos de gelo.

DICA

Conserve frutas frescas, em saquinhos, no congelador: descasque e corte em cubos as frutas maiores como abacaxi, maçã, manga e banana. Para congelar as menores, como morango, framboesa, mirtilo, amora e acerola, lave e descarte os cabinhos. Na hora de bater é só acrescentar água e o suco já fica gelado.

*receita indicada pela Nutricionista Lucia Sampaio, da Oncologia D’Or (RJ)

Mulheres: se liguem nos exames de rastreio do câncer

Os exames de rastreio procuram pelo câncer antes que a pessoa tenha quaisquer sinais ou sintomas. Esses exames, se realizados regularmente, podem diagnosticar alguns tipos de câncer mais cedo, quando eles são pequenos, não se espalharam, e são mais fáceis de tratar.

A oncologista Ana Carolina Nobre selecionou os principais exames de rastreio a que as mulheres devem estar atentas:

MAMOGRAFIA –  CÂNCER DE MAMA

A mamografia de rotina deve ser realizada anualmente, a partir dos 40 anos. Pacientes com história familiar podem necessitar de um rastreio mais precoce e mais frequente.

COLONOSCOPIA –  CÂNCER DE INTESTINO

As mulheres devem iniciar o rastreamento aos 50 anos, ou antes, se elas tiverem história familiar de câncer de cólon ou reto, ou outras doenças no cólon que aumentam esse risco.

ACOMPANHAMENTO GINECOLÓGICO – CÂNCER DO ENDOMÉTRIO

No momento da menopausa, todas as mulheres devem ser informadas sobre os riscos e sintomas do câncer de endométrio (colo de útero), como, por exemplo, sangramento vaginal.

TOMOGRAFIA BAIXA DOSAGEM – CÂNCER DE PULMÃO

Mulheres com idades entre 55 e 74 anos que são ou foram fumantes pesados devem falar com seu médico sobre a tomografia computadorizada de baixa dose para triagem de câncer de pulmão. Importante lembrar que fazer os exames não previne o câncer de pulmão e parar de fumar é o melhor caminho.

PANICOLAU – CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero, o objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais e também pode identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. O exame permite identificar estágios pré-cancerosos, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Todas as mulheres devem começar o rastreio do câncer de colo do útero aos 21 anos.
As mulheres que tomaram a vacina contra o HPV ainda devem seguir as recomendações de triagem para sua faixa etária. Mulheres que estão em alto risco para o câncer do colo do útero podem precisar de acompanhamento com maior frequência. As mulheres em alto risco são aquelas com a infecção pelo HIV e transplante de órgãos.

ACOMPANHAMENTO COM DERMATOLOGISTA – CÂNCER DE PELE

É importante estar ciente de todas as manchas em sua pele e relatar quaisquer alterações a um médico imediatamente. Realize um exame de pele durante seus check-ups regulares de saúde.

#SegundaSaudável: Quiche de Alho Poró

Você sabia que o alho-poró tem alto teor de vitaminas e minerais? Que tal aproveitar as propriedades desse vegetal em uma receita leve, saudável e saborosa?

Ingredientes:

6 ovos
100g de iogurte desnatado
250g de ricota
1 cebola
1 alho poró
Azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Refogue o alho poró no azeite com a cebola. Acrescente tempero a gosto (salsinha, cebolinha, sal) e reserve. Coloque no processador os ovos, o iogurte, a ricota, o sal e a pimenta-do-reino. Depois de processar os ingredientes, acrescente o alho poró refogado e misture. Coloque a massa em uma assadeira untada. Leve para assar a 180°C.

Sirva com saladas ou conforme sua preferência.

Suco de maçã com couve e cenoura

Tem dificuldade para comer vegetais como acompanhamento das suas refeições? Então, que tal tentar inovar no suco do seu café-da-manhã?
Pode parecer estranho, mas fica uma delícia, além de ser muito nutritivo. Anote a receita e comece a #SegundaSaudável!

Modo de preparo:

Bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, ½ limão, 1 maçã,  e 200 ml de água ou água de coco.

Frozen de iogurte com frutas vermelhas

Frozen é bom, mas se for saudável é melhor ainda! Anote essa receita super fácil, nutritiva e saborosa:

Ingredientes:

200ml de iogurte natural (leve ao freezer por pelo menos 2 horas)
1/2 manga congelada em cubinhos, se quiser mais líquido, não congele a manga
1/2 polpa de maracujá in natura
Stévia ou xarope de agave

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador

File de merluza com molho de tomates frescos e manjericão

Quem disse que não dá pra comer bem e de forma saudável? E um peixinho é sempre uma ótima pedida para uma refeição leve e saborosa. Anote essa receita e faça para seu almoço ou jantar, você vai adorar:

Ingredientes:

4 filés de merluza (60 gramas cada)
2 colheres(sopa) de azeite
1 xícara de molho de tomate caseiro
1 unidade de limão
1 colher de café de raspas de limão
Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés com limão e ervas. Disponha, então, os filés temperados numa assadeira de vidro untada de azeite. Regue o azeite e salpique as raspas de limão. Cubra os filés com papel alumínio e os leve ao forno, por 12 minutos. a variação de tempo dependerá da espessura dos filés. Por fim, coloque o molho de tomate fresco, salpique folhas de manjericão e azeite.

Sarampo: paciente com câncer deve se vacinar?

O país assiste à volta do sarampo, doença que esteve controlada por muitos anos. Já há casos de doentes em vários estados, de norte a sudeste do Brasil. A vacinação é feita no SUS em crianças de 12 meses a adultos de 49 anos com a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Na infância, a vacina é aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade. Para quem não tomou na infância, a vacinação é feita em duas doses em qualquer idade até 29 anos e em uma dose para pessoas entre 30 a 49 anos.  Mas e o paciente com câncer?

A pessoa em tratamento oncológico deve procurar a orientação do seu médico sobre se vacinar ou não. A vacina do sarampo é do tipo atenuada, feita com partes do vírus da doença, por isso não é indicada para pacientes que passam por tratamentos que comprometem o sistema imune, como é o caso de muitas terapias contra o câncer.

“Essas vacinas envolvem o risco de desenvolvimento da doença em pacientes imunodeprimidos”, explica a médica Lisiana Szeneszi da Oncologia D’Or. “O paciente com câncer precisa conversar com o médico para saber se pode se vacinar, dependendo do tratamento que está fazendo. Pacientes tratados, por exemplo com bloqueadores hormonais podem, mas em quimioterapia não. É preciso buscar orientação médica.”

Quem deve se vacinar?

* Pessoas que já tenham contraído a doença anteriormente e/ou tenham mais de 50 não precisam se vacinar.

Pacientes oncológicos

Devem procurar seu médico para saber se devem ou não se vacinar.

Crianças:

A vacinação é feita no SUS aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade.

Pessoas de até 29 anos que não se vacinaram na infância nem contraíram a doença anteriormente

A vacinação é feita em duas doses no SUS

Pessoas de 30 a 49 anos que não se vacinaram na infância nem contraíram a doença anteriormente: 

Dose única do SUS

 

Tapioca Integral

O que acha de substituirmos o pão por uma deliciosa tapioca? Aproveite essa ideia para diversificar o seu café da manhã e comer de forma mais saudável.

Ingredientes:

1 colher de sopa cheia de tapioca
1 colher de sopa cheia de aveia
1 colher de sobremesa chia

Modo de preparo:

Misture e coloque na chapa com o recheio de sua preferência